Perplexidade: aids ontem e zika hoje

Zika vírus pode causar Microcefalia

Zika

O advento da aids no início dos anos 80 me atingiu de cheio. Perdi amigos, chorei, rezei, vivi o pânico e o medo de perto. Foi comovente presenciar a morte de Cazuza, Fred Mercury, Betinho e tantos outros. Aliás, Betinho, o símbolo do Fome Zero, disse: “A aids não é mortal. Mortal somos todos nós.”

Vale a pena assistir uma das várias palestras de poucos minutos sobre a aids https://www.ted.com/topics/aids que continua mortal. Em 30 anos os avanços são notáveis. O prolongamento da vida dos portadores do vírus HIV e a quantidade de avanços no combate a aids são dignos de louvor. Os méritos são da comunidade científica e da disseminação da prevenção por inúmeros segmentos da sociedade, exceto em certas regiões, como na África, que lamentavelmente assistem a propagação do vírus.

Tenho um sentimento que a epidemia de zika vírus tem várias semelhanças, guardadas as devidas proporções, com o panorama vivido com a aids no início dos anos 80.

O cenário dramático da associação gravidez/zika/microcefalia mobiliza pesquisadores de todo o mundo. Segunda feira, 01/02/2016, a Organização Mundial de Saúde declarou emergência de saúde internacional devido a disseminação do zika vírus e sua provável ligação com casos de microcefalia. Segundo Margaret Chan, diretora-geral da OMS: “No momento, as principais medidas de prevenção são o controle das populações do mosquito e a prevenção das picadas em indivíduos de risco, especialmente mulheres grávidas”

A diretora-geral da OMS disse ainda que uma possível relação causal entre o vírus zika e o aumento de malformações e complicações neurológicas é “fortemente suspeita, porém ainda não comprovada cientificamente” e que é preciso garantir esforços internacionais para investigar essa correlação.

Infelizmente o Brasil está no centro das preocupações mundiais, já que é o país mais afetado.

Veja mais informações acessando os links abaixo:

OMS http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/02/zika-e-emergencia-de-saude-publica-internacional-declara-oms.html

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,tire-suas-duvidas-sobre-a-microcefalia,10000003535

http://www.brasil.gov.br/saude/2016/01/saiba-mais-sobre-dengue-chikungunya-e-zika

Zika

admin

professor, especialista em educação, autor e mantenedor escolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *