Portfolio e Ementas de palestras ou oficinas (4 ou 8 horas).
1 – Ensinar e aprender: Deu branco na hora da prova!

claudio-paris-foto-palestra2

Como decorar tantos nomes para tirar boas notas? O que vem primeiro ensinar ou aprender? Através de práticas motivadoras em seus ambientes educativos, todos podem ensinar e aprender. Dessa forma o conhecimento surge de soluções criativas que proporcionem ao aprendiz, pela associação de conceitos prévios, situações construtoras do aprendizado.

2 – Como prevenir e tratar a dependência química na família e na escola

Quais razões levam um jovem a usar drogas? Como ajudá-lo a se livrar das drogas? O que se entende por drogas e dependência? Essas e outras questões complexas demandam uma análise um mais aprofundada do fenômeno da drogadição, o uso de maconha, cocaína, crack etc. Como prevenir a dependência química através do envolvimento da família e da escola.

3 – Sala de aula: como atuar para conseguir sucesso?

Professor de hoje com novas competências e competências reconfiguradas. Competência teórica: formação inicial e continuada. Competência aplicada: capacidade de significar. Competência institucional: governabilidade da sala de aula. Competência afetiva: humanidade.
Através de práticas motivadoras em seus ambientes educativos, todos podem ensinar e aprender por meio de soluções criativas que proporcionem situações construtoras do aprendizado.

4 – O uso das novas tecnologias na escola: da informação ao conhecimento

O uso das novas tecnologias tem se intensificado no mundo contemporâneo. Porém o acesso a internet, o uso de computadores e outras tecnologias sem uma metodologia adequada no garantem a construção do conhecimento. A informática e a internet devem integrar um projeto educativo cuja meta é o processo de ensino e aprendizado. A construçãode blogs, webpages e redes sociais, abordados na geração de competências para ação e não apenas acúmulo de informação, mas na aprendizagem cooperativa, utilizando-se de tablets, lousas digitais, smatphones etc

5 – CYBERBULLYNG: violência e sofrimento em tempos de mundo conectado a internet

Com a recente popularização dos computadores pessoais e smarthphones, deu-se o ponto de partida para o surgimento do mundo conectado a internet em escala planetária. Episódios de violência, sofrimento e humilhação caracterizam o bullying, revestindo-se de um componente ainda mais perturbador no contexto do cyberbullying, modalidade de agressão no mundo virtual, conectado a internet. Como proteger crianças e jovens dessa forma de agressão e quais iniciativas a família e a escola devem tomar para evitá-lo.

6 – CURADORIA DA INFORMAÇÃO: o importante hoje é saber o que importa ou não.

Há um paradoxo nos dias atuais: nunca na história se teve tanta informação disponível para as pessoas e tanta dificuldade na escolha do que é relevante. A curadoria (curar = “cuidar”) é primordial na educação, na construção do conhecimento e sua importância. O importante hoje é saber o que importa ou não. Como ensinar para o conhecimento, como transformar a informação em conhecimento ao contextualizá-la e traduzi-la em significados.

7 – Sala de aula: espaço de inovação e desafio

Professor de hoje com novas competências e competências reconfiguradas. Competência teórica: formação inicial e continuada. Competência aplicada: capacidade de significar. Competência institucional: governabilidade da sala de aula. Competência afetiva: humanidade. Um mergulho no pensamento de Phippe Perrenoud e Edgar Morin.

8 – Novos olhares e novos saberes na educação infantil

Compreender a educação infantil como etapa educacional formal constituída de intencionalidades educativas que demandam novos olhares e novos fazeres, a fim de ressignificar o papel da criança como pessoa portadora de cidadania.

9 – Marketing digital: o novo ethos comunicacional da sociedade atual e o conceito de “prosumidor” de conteúdo

Compreender o que é e como se dá as estratégias de marketing digital  num ambiente formativo e colaborativo a fim de melhorar a ação da comunicação pessoal e profissional de forma exitosa; proporcionar formação que traga reflexões sobre a necessidade de encontrar e comunicar seus diferenciais por meio das redes sociais; produção e consumo de conteúdos digitais (“prosumidor”), netiqueta e as regras de comportamento necessárias ao convívio social no ambiente digital.