Espaço Maker

Espaço Maker (Aprender Fazendo):

O Espaço Maker do Liceu Albert Sabin foi inaugurado em 2019, possui uma sala exclusiva com um espaço próprio que favorece a aprendizagem colaborativa, possui cadeiras e mesas especiais, coloridas, lousa digital, internet e rede sem fio ultra-rápida; além de outras inovações que difere o espaço das demais salas de aula convencionais.

Objetivo

Desenvolver nos alunos capacidades e habilidades necessárias para que eles consigam se desenvolver como “Maker”. Termo do inglês conhecido e associado ao DIY – do it yourself, traduzido como “ Faça você mesmo”. Representa uma cultura recente, em que, acredita que pessoas comuns podem fazer praticamente tudo em relação às atividades do cotidiano, podendo criar, construir, moldar, modificar, estruturar, dentre outras possibilidades, vários objetos a sua volta, deixando o mundo próximo mais eficiente.

Alguns exemplos de abordagens em biotecnologia a serem estudadas no espaço maker em 2019:

https://www.bbc.com/news/av/science-environment-17511081/the-bbc-s-david-shukman-explains-synthetic-biology

https://www.dw.com/pt-br/crispr-a-tecnologia-que-promete-revolucionar-a-engenharia-genética/av-46668507?maca=pt-BR-EMail-sharing

https://www.infectioncontroltoday.com/public-health/15-emerging-technologies-could-reduce-global-catastrophic-biological-risks

Ano passado houve um primeiro encontro do futuro cientista que preparou o caminho para a criação do espaço maker aqui descrito, veja:

Folhetim_1910

questoes futuro cientv2

Atividade de outubro de 2018

admin

professor, especialista em educação, autor e mantenedor escolar