Lisossomos e digestão celular
Lisossomos são organelas citoplasmáticas com enzimas capazes de catalisar inúmeros substratos,
O Complexo de Golgi é responsável pela formação dos lisossomos..
Durante a digestão intracelular os lisossomos atuam após a endocitose: incorporação de partículas em vacúolos intracelulares pela invaginação membrana plasmática (pinocitose) ou fagocitose.
Na autofagia há digestão de organelas organelas envelhecidas, danificadas ou presentes em quantidades excessivas. Na autólise há digestão de toda a célula. Chamamos de apoptose a morte celular programada.
“Se a morte celular for seguida de autólise (degradação dos compartimentos celulares realizadas pelas enzimas da própria célula, liberadas pelos lisossomos após a morte celular) o processo recebe o nome de necrose. Há um tipo de morte celular, chamada de apoptose e conhecida como morte celular programada, que ocorre quando a célula é estimulada a acionar mecanismos que programam sua morte”
Fonte: http://goo.gl/6Dy5Mw
Afinal, como a morte nos atinge? qual o significado da morte celular?
O Conto dos 3 Irmãos Harry Potter
“Era uma vez três irmãos que viajavam numa estrada deserta e tortuosa ao anoitecer. Depois de algum tempo, os irmãos chegaram a um rio fundo demais para passar a pé e perigoso demais para atravessar a nado. Os irmãos, eram porém exímios em magia, e então simplesmente agitaram as suas varinhas e fizeram aparecer uma ponte sobre as águas traiçoeiras.” – Narrado por Hermione Granger