Lisossomos e digestão celular

Lisossomos são organelas citoplasmáticas com enzimas capazes de catalisar inúmeros substratos,
O Complexo de Golgi é responsável pela formação dos lisossomos..
Durante a digestão intracelular os lisossomos atuam após a endocitose: incorporação de partículas em vacúolos intracelulares pela invaginação membrana plasmática (pinocitose) ou fagocitose.

imagem_digestao_intracelular

Na autofagia há digestão de organelas organelas envelhecidas, danificadas ou presentes em quantidades excessivas. Na autólise há digestão de toda a célula. Chamamos de apoptose a morte celular programada.

“Se a morte celular for seguida de autólise (degradação dos compartimentos celulares realizadas pelas enzimas da própria célula, liberadas pelos lisossomos após a morte celular) o processo recebe o nome de necrose. Há um tipo de morte celular, chamada de apoptose e conhecida como morte celular programada, que ocorre quando a célula é estimulada a acionar mecanismos que programam sua morte”
Fonte: http://goo.gl/6Dy5Mw

Afinal, como a morte nos atinge? qual o significado da morte celular?

O Conto dos 3 Irmãos Harry Potter
“Era uma vez três irmãos que viajavam numa estrada deserta e tortuosa ao anoitecer. Depois de algum tempo, os irmãos chegaram a um rio fundo demais para passar a pé e perigoso demais para atravessar a nado. Os irmãos, eram porém exímios em magia, e então simplesmente agitaram as suas varinhas e fizeram aparecer uma ponte sobre as águas traiçoeiras.” – Narrado por Hermione Granger

admin

professor, especialista em educação, autor e mantenedor escolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *