citoesqueleto

página 19 apostila 2

CITOESQUELETO

Conjunto de proteínas que, associadas a um grande número de proteínas colaboradoras, polimerizam estruturas fibrilares ou tubulares presentes no citoplasma e no interior do núcleo. Estas estruturas compõem o “esqueleto” celular, cuja função, em parte, pode ser comparada às estruturas de ferro que sustentam as edificações humanas.
O citoesqueleto contribui na organização do espaço interior da célula. Atua em praticamente todos os eventos intracelulares, como o deslocamento de vesículas e organelas, na manutenção da morfologia (forma) da célula e a alteração da mesma, participa dos eventos na divisão citoplasmática e nuclear, e naqueles onde a célula interage com o meio extracelular, como a endo e exocitose, e no deslocamento celular sobre o substrato.
São três os principais representantes do citoesqueleto:
– Microfilamento (MF) polimerizados pela proteína actina.
– Microtúbulos (MT), polimerizados por tubulina.
– Filamentos Intermediários (FI), polimerizados por uma família de várias proteínas com ocorrência específica em cada tipo celular.
Outro componente do citoesqueleto é o centríolo (CEN), polimerizado por tubulina e cuja função nas diferentes células vem sendo estudada e questionada, pois não estão presentes nas células dos vegetais superiores. Apesar da grande importância atribuída aos elementos do citoesqueleto nas suas várias funções para as células eucarióticas, não é relacionada sua presença ou de similares no citoplasma dos procariontes, até o momento.

Extraído de http://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas/cito.htm

citoesq

fonte http://goo.gl/yfutd5

admin

professor, especialista em educação, autor e mantenedor escolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *